PNL / Programação Neurolinguística

HISTÓRIA DA PNL

No início dos anos 70, Richard Bandler, um estudante de psicologia, e John Grinder, um professor de linguística, iniciaram os estudos sobre PNL na Universidade de Santa Cruz – Califórnia. Os primeiros trabalhos que realizaram foi modelar famosos terapeutas da época, buscando identificar quais eram os padrões internos e externos que eles utilizavam que tornavam o trabalho deles tão efetivo. Esses terapeutas eram Milton Erickson, um médico hipnólogo, Virginia Satir, que atuava com terapia familiar e Fritz Perls, que desenvolveu a terapia de gestalt.


Bandler e Grinder começaram a modelar esses terapeutas, tanto na linguagem corporal (não verbal) quanto na linguagem falada (verbal), buscando desenvolver técnicas que eles mesmos pudessem replicar, elevando desta forma os resultados nos seus próprios atendimentos. Outros estudantes e pesquisadores se envolveram com este trabalho de “modelagem”, ampliando-o para diferentes contextos (negócios, artes, criação), focando em pessoas de sucesso, sempre buscando identificar quais eram os padrões que faziam a diferença nos resultados que estas pessoas alcançavam.


Observou-se alguns padrões externos, como comportamentos e linguagens específicas que essas pessoas utilizavam, que as ajudavam a realizar suas atividades com excelência e influenciavam seus resultados. Eles também observaram que existiam padrões internos, como crenças e pressupostos, que eram poderosos recursos para o alcance do sucesso.

Ou seja, por trás dos nossos comportamentos existe uma estrutura interna de pensamentos e emoções que impactam diretamente as nossas ações e consequentemente os resultados que alcançamos em nossas vidas.

PNL - Programação Neurolinguística


A PNL permite que possa ser identificado, estudado e entendido os modelos mentais. E, uma vez passado dessa fase, a PNL busca entender como isso afeta o comportamento e a aprendizagem do ser humano. Qualquer pessoa pode adquirir novas habilidades, mesmo as consideradas excepcionais, quando passa pela programação.


De forma mais clara, é certo que todo mundo possui um padrão próprio de pensamento. Crenças, valores, princípios, estilos de vida, entre outros, por exemplo. Isso leva a diferentes tipos de percepção, o que é normal. A técnica, então, trabalha mecanismos ou esquemas que não são percebidos de forma consciente, ou seja, as rotinas instaladas.

Para isso, a programação engloba uma parte neurológica, que envolve o estudo da fisiologia, de emoções, sensações e do cinco sentidos e representações internas. Além disso, conta com a parte linguística, que engloba a estrutura, os pensamentos, crenças e valores de quem é treinado.


A PNL, assim como a psicologia positiva, possui vários benefícios na busca por si mesmo pois te ajuda a se entender melhor. No entanto, as três letras e o nome complexo podem gerar estranheza na primeira lida. Programação Neurolinguística, se formos pensar na construção da frase, é bem simples: é um processo baseado em experiência que trabalha os processos neurológicos (neuro) e a linguagem (linguística). Simplificando ainda mais: é um processo que trabalha os sinais do seu cérebro e como você se comunica – com a linguagem.

As técnicas de PNL visam a reprogramação de nossas mentes a fim de provocarem nosso desenvolvimento.

Construindo um novo padrão de comportamento, permite com que possamos ir além de qualquer muralha autoimposta. Caso deixemos, nos tornaremos nossos piores inimigos, nos permitindo ficar estagnados. Nesse caminho, técnicas são utilizadas para erradicar qualquer tendência nociva ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Vamos conhecer algumas técnicas de PNL.


  • Modalidades e Submodalidades

  • Perspectivas Diferentes

  • Mudança de Atitude

  • Rapport

  • Ancoragem

  • Gerador de novos comportamentos

  • Cura de Fobias

  • Ponte ao Futuro

  • Ressignificação

  • Metáfora

Como o coaching ajuda a pessoa a enfrentar as adversidades da vida

O coaching é uma poderosa forma de transformar a sua vida de forma positiva. Usando técnicas e ferramentas eficientes, o método se destaca por mostrar ao próprio aluno como extrair o melhor que há dentro dele. Realize um Processo de Coaching * Click aqui e fale com o Coach sem compromisso.

28 visualizações0 comentário

Contato

© 2020 Criado por Optar.Corp

Optar.Corp