A Frustração nos faz Amadurecer!

Precisamos aprender a lidar com a frustração, pois ela frequentemente será encontrada no caminho de nossa Jornada!

A frustração parece algo negativo, mas ela faz parte do caminho de quem deseja evoluir. Aliás não existe frustração sem desejo!


Não devemos ter raiva por ficarmos frustrados, quando desejamos superar a frustração não significa que ela é prejudicial, algo negativo, pense na frustração como um alerta de que existe vontade e que você deseja realizar algo!


Em algum momento, alguma coisa vai sair diferente daquilo que você deseja, causando decepção. Essas situações são impossíveis de prever e, geralmente não há como se antecipar para evitar a frustração. Quando não administradas de maneira adequada podem prejudicar a qualidade de vida e gerar malefícios como ansiedade e depressão.


Uma das coisas que com o tempo e experiência, passamos a crer é que os pais fornecem um suporte para que a criança lide com o estresse. Se pensarmos no desenvolvimento nos primeiros anos, veremos que a criança passa por todo tipo de estresse.


A criança passa por diversos aprendizados e regras, ela tem que aprender a usar o sanitário, tirar uma soneca e comer em um determinado horário. Essas coisas apesar de serem secundárias, causam infelicidade.


Os pais podem podem ensinar os filhos a lidar com essa infelicidade. É sabido que o desenvolvimento ocorre num ambiente de relações, se essas relações não forem boas, muitas vezes, a criança não vai aprender a controlar suas reações emocionais e lidar com situações de estresse.


À medida que crescemos, encaramos situações ainda mais estressantes, como a primeira reprovação na escola. A criança não tinha experiência em lidar com o fracasso. Mas se sua família o ajudou a lidar com outros fracassos, ela irá superar isso.


Existem frustrações na vida, existe estresse, então o objetivo não é evitar que a criança fique frustrada, mas tornar a frustração admirável, para a criança aprenda a lidar com ela.


É preciso que haja um pouco de desafio e a frustração de não conseguir fazer uma coisa com facilidade para que você se empenhe nela. Não é só questão de dominar uma nova habilidade, mas de desenvolver a sensação de se esforçar por algo.


Se você nunca tiver essa experiência e sempre que tentar algo frustrante, alguém intervir e fizer para você, como você vai aprender a lidar com a frustração? É algo muito importante de ser aprendido.


A frustração é parte fundamental do desenvolvimento saudável, assim como aprender a lidar com ela.

"A frustração é uma emoção que dói, mas ensina a seguir em frente"