Como fazer seu planejamento de vendas?

Olá amigo(a) empreendedor(a) tudo bem com você? Espero que sim!

Você decidiu iniciar um negócio ou já o fez à algum tempo, mas não está conseguindo retorno, pois não sabe como se planejar?

O planejamento de vendas é muito importante para que consiga realizar ótimas vendas, além de é claro se organizar e tornar tudo mais prático para você e para seus clientes.

Então, é hora de fazer um planejamento de vendas cuidadoso e pensar no que precisa ser feito e quando deve ser feito para que possa incentivar esses clientes visitarem sua loja ou seus anúncios e posteriormente fecharem negócio com você!

Afinal de contas, é importante ter Leads Qualificados (Pessoas que visitam seus Anúncio com real intenção de Comprar), prospects e oportunidades para trabalhar durante o ano inteiro.

Legal! - Mas como fazer um plano de vendas que funcione de verdade?

Como fazer um planejamento de vendas

Um plano de ação para vendas não é algo simples de se criar e muito menos de executar, siga este roteiro e veja como alcançar os melhores resultados.

O momento

Quase tão importante quanto por onde começar é o quando começar. Se você estiver pensando que todo ano deve esperar o ano virar para planejar as vendas, você está atrasado para a festa.


A realidade é que, se você ainda não fechou nada em janeiro, você vai ter que vender o dobro em fevereiro só para igualar a sua meta de vendas e manter suas vendas em dia.

Então, o seu plano de ação de vendas deve começar no início de novembro, de preferência.

O momento certo de planejar seu cenário de vendas é agora!

A análise

Antes de começar a definir o seu plano de vendas, você primeiro precisa analisar:

  • Número de negócios acumulados: o que seus clientes compraram, de onde eles veem, e qual o valor médio de cada pedido.

  • Taxa de ganho – que é a sua taxa de vitória: quantas vezes você ganhou novos negócios quando confrontado com uma oportunidade real de vendas?

  • Quais os meses (ou trimestres) mais propícios às vendas?

  • Desconto: quanto eles lhe custaram esse ano?

  • Mercados verticais: você está tendo mais sucesso em uma vertical em comparação a outras? Quais são elas.

  • Pipeline: quais clientes não vão fechar esse ano e que você precisará levar para o ano que vem?

  • Ofertas de produtos: quais produtos e/ou serviços você terá para vender no próximo ano? Quais são os novos produtos? Quais são os produtos com reajuste de preços?

  • Clientes existentes: quais clientes podem ter mais oportunidades de vendas exploradas?

  • Plano de vendas: qual é a sua meta de vendas para o próximo ano?

Defina as metas

Com base na análise de sua base de clientes, prospects e requisitos de receitas, você precisa estabelecer metas para o que precisa realizar.

  • Quantas vitórias você precisa para bater sua quota de receitas? Uma maneira simples de chegar a esse número é pegar o seu volume de vendas para o ano novo, dividir pelo ticket médio de cada venda. Isso vai lhe mostrar o número de vitórias estimados que você deverá ter para o próximo ano.

  • Quantas dessas vitórias podem vir de clientes existentes?

  • Quantas vitórias de novos negócios?

  • Quantas vitórias por trimestre?

  • Com base na sua taxa de vitórias, quantas ligações você vai precisa para gerar a nova meta da sua empresa?

Pense e planeje suas metas de vendas

Estratégias

Como você pretende atingir esses objetivos? Além de seus esforços individuais de geração de leads e respostas às perguntas de seus potenciais clientes, você tem todas as estratégias de crescimento específicas para o seu território?

  • Identifique os top 10 prospects que você vai abordar.

  • Existem mercados/projetos/situações que você tem experimentado com mais sucesso e que gostaria de explorar ainda mais?

  • Você quer melhorar o seu mix de negócios?

  • As tendências emergentes do mercado se alinham à sua oferta?

  • Houveram mensagens de vendas que ressoaram com os clientes potenciais que você deseja explorar?

  • Você deseja aumentar a penetração da sua empresa com quais produtos?

  • Você vai construir a sua base de dados nas mídias sociais e expandir o uso de referencias de negócios?

Táticas

Top 10 prospects desse ano:P

  • Identifique o seu top 5 oportunidades que vieram esse ano.

  • Prepare um plano tático para converter seus proospects.

  • Tente medir o custo de fazer negócios hoje com seus prospects, e confirme o valor desses prospects à sua empresa.

  • Documente os resultados através de uma carta de controle do processo de vendas.

Fases de prospecção e desenvolvimento de novos negócios:

  • Gaste o mínimo de 10 % a 20% de seu tempo, e 4 a 8 horas semanais prospectando novos clientes.

  • Construa seu pipeline com oportunidades que possam atender a sua meta de receita.

  • Defina as tecnologias específicas que estão disponíveis para que você possa melhorar a sua produtividade.

Utilize as mídias sociais e outras formas de marketing digital para impulsionar as oportunidades de negócios:

  • Quais leads específicos você pode atingir nas mídias sociais?

  • Como você pode alcança-los online? Referências, chamadas frias, e-mails, mala direta, webinar, etc.

  • Qual a mensagem você vai usar para abordar esses potenciais clientes?

  • Qual é o processo de vendas? Qual a ordem das mensagens de vendas?

Pense em como as mídias sociais podem ajudar a alcançar seus leads


Plano de ação comercial de vendas

  • Crie um calendário tático completo com datas e etapas a serem realizadas.

  • Dê-se tempo suficiente para executar o passo-a-passo do seu tempo.

  • Estabeleça métricas de sucesso e meça o desempenho do seu plano.

  • Monitore o seu desempenho semanal.

  • Avalie a força de seu pipeline em uma base semanal e mensal, ajuste a sua atividade com base nos hábitos de seu prospect.

  • Preste atenção às oportunidades novas e inesperadas, mercados verticais, tendências do seu mercado e etc.

  • Se algo não está funcionando, não tenha medo de mudar, ou alterar o seu plano.

Mensure seus passos do plano de ação de vendas e faça ajustes

Agora que você já sabe como iniciar o planejamento de vendas, comece a se debruçar pelos seus dados de vendas desse ano e a pensar estrategicamente em quais as oportunidades você quer atingir no próximo ano, pense nisso como em suas Metas de Ano Novo.


Esse é o primeiro passo para saber aonde quer chegar, e a melhor maneira de você entender como pode aumentar suas vendas e conquistar novos mercados.


Mas, se no meio do caminho, as coisas começarem a mudar e o cenário apontar para outra direção, não desanime. Mude o seu planejamento de vendas, refine as ideias, e persiga suas metas.


E para completar e deixar melhor ainda o seu desempenho de vendas conheça 6 dicas para revender produtos de maneira eficiente!

Revender um produto significa, muitas vezes, que você não precisa fazer nenhum grande investimento inicial e que você poderá utilizar o sucesso e confiança da marca para conseguir melhores resultados. A revenda de produtos, inclusive, pode ser uma solução não apenas financeira, mas também para a satisfação pessoal. Entenda como revender produtos de maneira eficiente com as nossas dicas!


Organize-se

Se você passar mais tempo procurando uma informação do que concretizando uma venda o resultado é a óbvia ineficiência. Por isso, se você quer revender produtos de maneira eficiente é fundamental que você mantenha uma organização completa sobre as suas atividades.


Isso significa estabelecer horários de trabalho condizentes com suas necessidades e possibilidades e também manter arquivos ou planilhas com os pedidos feitos, vendas realizadas, prazos de entrega e de chegada de novos catálogos. Quanto mais organizada você for, maiores são as chances de você conseguir resultados melhores.


Conheça seus clientes

Na revenda de produtos, conhecer o seu cliente é uma poderosa ferramenta que pode fazer com que você venda mais e melhor, aumentando sua eficiência. Por isso, mantenha informações sobre os seus clientes como quais itens foram comprados, datas de compra, forma de pagamento e preferências em geral.


Isso permite que você ofereça uma promoção específica pra cada cliente, aumentando as chances de conversão em vendas. Ter essas informações também garante que você entenda as necessidades do cliente e ofereça os lançamentos certos.


Invista nas indicações

Ao realizar uma venda você pode e deve investir nas indicações, pedindo para que o cliente indique seus serviços para outros amigos, colegas e familiares. A divulgação do tipo boca a boca é altamente eficiente e garante que você atinja mais pessoas e tenha mais clientes sem que precise fazer algum esforço extra para isso.


Para que as indicações efetivamente aconteçam, entretanto, é fundamental que você invista em um atendimento de qualidade. Com o cliente satisfeito, maiores são as chances de você receber uma indicação.


Diversifique as opções de pagamento

Quando você diversifica as opções de pagamento e oferece diferentes possibilidades, maiores são as chances de você efetuar a venda – e, portanto, consegue revender produtos de maneira eficiente. Desse modo, procure oferecer diferentes opções de pagamento de acordo com o perfil dos seus clientes, pois isso irá garantir que mais pessoas se sintam inclinadas a adquirir os produtos com você.


Divulgue seus serviços

Com a popularização da internet ficou ainda mais fácil divulgar produtos e serviços sem precisar pagar para isso. Utilizar as redes sociais é uma ótima forma de divulgar seus serviços como revendedora, permitindo que você compartilhe informações, promoções, produtos e muito mais.

É preciso, entretanto, estar nas redes sociais que seus clientes também estão e utilizá-las da maneira correta, já que erros na comunicação podem fazer com que as pessoas percam o interesse na compra.

Faça o acompanhamento de vendas

O acompanhamento de vendas (ou follow-up) nada mais é do que garantir a satisfação total do cliente após a compra. Isso faz com que os clientes se sintam mais seguros sobre os produtos – já que contarão com sua ajuda no caso de problemas – além de se sentirem mais satisfeitos, levando à fidelização.


Revender produtos de maneira eficiente exige dedicação e vontade, mas com dicas simples é possível atingir os seus objetivos. Dentre as principais atitudes a serem tomadas por você estão se organizar, conhecer seus clientes, investir nas indicações, diversificar as opções de pagamento, divulgar os seus serviços e também fazer o acompanhamento de vendas.



Contato

© 2020 Criado por Optar.Corp

Optar.Corp