top of page
  • Odirlei Turci

Fraudes e Golpes / Cenário Brasileiro

Atualizado: 30 de dez. de 2022

Com o avanço acelerado da tecnologia, criminosos com habilidades técnicas começaram a perceber que poderiam desenvolver programas maliciosos - Os tão famosos VÍRUS!

Esses criminosos desenvolveram esses programas para atacar as infraestruturas das empresas privadas e entidades do governo, movidos por interesses de lucros ilícitos ou ideologias. Entender este conceito é fundamental para sabermos a origem e a natureza do Cibercrime e como ele se conecta diretamente com as fraudes e os golpes que percorrem a nossa sociedade!


Qual a Diferença entre Fraudes e Golpes?


Essa diferença é bem sutil e quem infelizmente já passou por isso entende uma única coisa - Na prática os resultados e objetivos são os mesmos. Mas existe diferenças entre Fraudes e Golpes...


As fraudes consistem em uma manipulação de processo - A falsificação de um documento, roubos de senhas por meio de páginas falsas na internet, acesso indevido à computadores e celulares. A fraude ocorre quando um criminoso invade uma conta ou acessa uma área restrita, quando falsifica documentos ou dados para se passar por outra pessoa.

Já os golpes são crimes que levam as pessoas a acreditarem em falsas promessas. São apenas situações nas quais as pessoas acreditam em promoções falsas, leilões falsos, pedidos de dinheiro pelo whatsapp, entre outros.


Esses golpes atuais, são bem parecidos com os antigos golpes de rua, onde uma pessoa comprava um produto e sem prestar a atenção na hora de receber este produto, ao chegar em casa descobria que tinha sido enganada - Ou o produto não estava na embalagem, ou simplesmente não era o que tinha comprado. As grandes diferenças em mudança que ocorreu neste cenário, foram as interações que passaram a acontecer também no ambiente digital.


Tanto as fraudes quanto os golpes são considerados crimes de estelionato. Artigo 171 do código penal.

Vale acrescentar que fraudes e golpes não são exclusividades da industria financeira, embora é onde acontecem com maior frequência. Esse tipo de situação ocorre em hospitais por meios de contatos fraudulentos no quarto em nome de médicos - Solicitam pagamentos excedentes que supostamente o convênio não cobre - Ligação de pesquisas falsas com o objetivo de solicitar o código do whatsapp para tentar sequestrar a conta, locações de hospedagens que não existem, perfis falsos em rede sociais de encontros e muitos outros.


Por isso devemos ficar muito atentos e aprender como nos previnir!

Por que este tipo de crime cresce tanto?


Existem 06 grandes fatores que levam ao crescimento destes crimes:


- DESCONHECIMENTO

- CRISE ECONÔMICA

- EXCESSO DE CONFIANÇA

- FALTA DE SIGILO

- AMBIÇÃO E BUSCA POR STATUS

- IMPUNIDADE


* DESCONHECIMENTO das pessoas sobre segurança digital e como se protegerem nesse ambiente;


* CRISE ECONÔMICA que levam criminosos a intensificarem o processo de aliciamento de pessoas, induzindo-as a praticarem o crime ou aceder uma conta de banco, acessos confidenciais ou até mesmo participar ativamente do golpe;


* EXCESSO DE CONFIANÇA que é quando subestimamos os riscos de cair em um golpe, ficamos mais vulneráveis e menos atentos;


* FALTA DE SIGILO com os dados pessoais que podem potencializar os golpes dando munição aos criminosos que ficam com mais argumentos para convencer as vítimas;


* AMBIÇÃO E BUSCA POR