top of page

Know How | O Segredo do Sucesso Empresarial



know-how

Ah, Know How... Essa expressão que soa tão chique e ao mesmo tempo tão misteriosa no mundo da administração. Se você já se pegou coçando a cabeça e pensando: "O que é Know How?", não se preocupe, você não está sozinho nessa. Mas antes de mergulharmos de cabeça nesse oceano de conhecimento (ou seria "Know How"), permita-me um momento para dar uma volta ao redor desse conceito e desvendar seus mistérios...


Imagine a seguinte cena - Você está numa reunião daquelas bem chatas de escritório, onde todo mundo está fingindo que entende o que está sendo discutido, mas no fundo todos estão mais perdidos que cego em tiroteio. De repente, alguém solta a expressão "Know How" e todos fazem aquele aceno de cabeça como se estivessem super ligados no assunto. Mas, vamos ser sinceros, a maioria está pensando: "Que raios é isso?"


Bem, meu caro leitor, o Know How nada mais é do que o famoso "saber fazer". É aquele conhecimento prático e específico que você adquire ao longo da sua jornada profissional. É como se fosse a habilidade de tocar guitarra depois de anos de prática, ou saber preparar aquele prato incrível que só sua avó sabe fazer. É o tipo de conhecimento que não se aprende na teoria, mas sim na prática do dia a dia.


E por falar em prática, vamos dar uma olhada em como o Know How se manifesta no mundo da administração. Imagine que você é o gerente de uma empresa e precisa lidar com um problema complexo que surgiu do nada. Você pode até ter lido todos os livros sobre gestão empresarial, mas nada se compara à experiência de lidar com situações reais, tomar decisões difíceis e aprender com os erros ao longo do caminho. Isso é Know How em ação, meu amigo!


Mas não se engane, o Know How não é algo que se adquire da noite para o dia. É preciso tempo, dedicação e, é claro, muitos perrengues pelo caminho. É como aquele ditado popular que diz que "só se aprende a nadar nadando". Você pode até assistir a mil vídeos sobre técnicas de natação, mas só vai realmente entender como é nadar quando estiver lá, na piscina, se debatendo para não engolir água.


E se você acha que o Know How é exclusividade dos veteranos no mundo corporativo, pense de novo! Até mesmo os mais jovens e inexperientes podem desenvolver seu próprio Know How, desde que estejam dispostos a se jogar de cabeça nas oportunidades que surgirem. Lembra daquela estagiária que resolveu um problema que ninguém conseguia resolver? Pois é, ela estava colocando em prática o seu próprio Know How, mesmo que ainda não soubesse disso.


Agora, antes que você se sinta sobrecarregado com a ideia de que precisa acumular toneladas de Know How para ser bem-sucedido, lembre-se de que ninguém nasce sabendo tudo. Até mesmo os grandes gurus da administração tiveram que começar do zero em algum momento de suas vidas. O segredo está em estar sempre aberto ao aprendizado, disposto a experimentar coisas novas e, é claro, não ter medo de cometer alguns deslizes pelo caminho.


Então, meu caro leitor, se você está se sentindo um pouco perdido nesse mar de Know How, não se preocupe. A verdade é que o Know How é um daqueles conceitos que parece complicado à primeira vista, mas que, na prática, é muito mais simples do que parece. Basta estar disposto a mergulhar de cabeça, aprender com os erros e, é claro, nunca perder o bom humor no processo.


"O Know How é como uma mochila cheia de ferramentas que você carrega ao longo da vida. Quanto mais experiências acumuladas, mais pesada ela fica, mas também mais preparado você está para enfrentar qualquer desafio que aparecer pela frente."

E lembre-se, caro leitor, o nosso blog está sempre de portas abertas para receber você. Então não deixe de nos visitar regularmente para mais conteúdo divertido, inspirador e, quem sabe, até um pouco debochado sobre os mais diversos temas do mundo da administração. E se você quiser aprender ainda mais e receber um certificado totalmente gratuito, é só acessar nossa plataforma de cursos livres online, onde temos mais de 300 cursos disponíveis em diversas áreas. Afinal, conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Até a próxima!

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

תגובות

דירוג של 0 מתוך 5 כוכבים
אין עדיין דירוגים

הוספת דירוג
bottom of page