Odirlei Turci
Lemas do REIKI
Os 5 lemas do Reiki, ou também os princípios do Reiki, foi criado por MiakoUsui quando tratava de pessoas que estavam em condição de mendicância. Enquanto alguns conseguiram prosperar e sair dessa situação, outros retornaram à mendicância, alegando que era mais fácil pedir esmolas do que trabalhar.
Mikao chegou à conclusão que não bastava a simples aplicação do Reiki para que houvesse uma mudança comportamental em seus pacientes. Também era necessária uma mudança de pensamentos.
Por essa razão criou os 5 princípios do Reiki o KYO DAKE WA- Só por hoje:
Não se zangue.
Quando algo ou alguém nos irrita, significa que a emoção já existia em nosso interior. A raiva ou qualquer outro sentimento não aparece simplesmente, são como sementes que são ou não cultivadas para florescer. Quando sentimos a raiva devemos agradecer a quem ou o que nos irritou por mostrar a nós que temos esse sentimento e assim podermos trabalhar para transmutar essa energia.
Não se preocupe.
Estar preocupado é diferente de se ter um problema. Existe um ditado budista que fala que se algo tem solução não existe porque se preocupar, e caso algo não tenha solução também não existe porque se preocupar. Quando focamos nossa atenção nas preocupações, nossa energia fica empenhada em ver o problema ao invés de encontrar a solução.