Mudança de Hábitos

Há dois grandes inimigos na aquisição de um hábito: a preguiça e a postergação. A preguiça é o desejo de ceder diante de um prazer imediato. Assim experimenta quem não acorda com o despertador tocando e prefere dormir por mais tempo. A arte da postergação mostra a capacidade de uma pessoa em deixar tudo para amanhã.


Para desenvolver um hábito novo é essencial ter um objetivo claro, como também ter disciplina e motivação intrínseca para cumprir um determinado programa de ação. O hábito nos dá segurança porque seria um caos absoluto viver em ritmo de novidades constantes.


Devemos entender o hábito e como fazer para mudá-lo, nossos hábitos tem uma dimensão chamada de Dimensão do Comportamento que é aquele comportamento automático, padrão que você repete sem gastar energia. Este comportamento, sempre gera uma recompensa, na verdade todo comportamento de hábito tem uma recompensa o problema é que na maioria das vezes essas recompensas são ruins.


O mais importante aqui para conseguirmos criar mudanças de hábito é entender que antes desses comportamentos repetitivos, acionamos um gatilho que nos leva ao comportamento.


Por exemplo - O hábito de comer: o gatilho é a fome, enquanto a recompensa é a sensação de estar saciado. Se caso você comer uma alimentação saudável, sua recompensa será boa, caso não, essa recompensa poderá lhe trazer uma saúde muito ruim.


Como então devemos agir para mudar nossos hábitos? Se deseja realmente mudar seus hábitos, foque no Gatilho!


Devemos focar naquilo que nos leva ao hábito. Comece a examinar todo o seu processo, desde a hora em que se levanta até a hora de se deitar!


Ao identificar qual o gatilho está te levando ao hábito e parar de acioná-lo, automaticamente seu hábito começa a mudar, pois bloqueia o gatilho sempre que for ter o comportamento repetitivo.


Devemos sempre atacar nossos hábitos para promover mudanças, por isso, devemos encontrar quais os Gatilhos que nos leva aos maus hábitos. Acredito que todos nós temos alguma coisa que desejamos mudar, pois quem acha que não deve mudar mais nada na vida, ou se acha perfeito ou é Deus!


Sempre que buscar mudar algo, caso tenha diversas coisas a serem mudadas, busque mudar uma coisa de cada vez. Devemos entender que para tudo necessitamos de tempo para conquistar as coisas e quando fizer de maneira planejada, com calma e dedicação a cada coisa, mesmo que demore iremos atingir nossos objetivos.


Ao tentar a mudança de nossos comportamentos, não significa mudar nossas crenças! Tem pessoas que confundem as crenças com comportamentos e realização dos hábitos.


Não adianta mudar crenças e continuar com os mesmos comportamentos, então deve-se haver mudanças nos dois lados. Encontre o Gatilho, adicione um novo Comportamento e lute para que esse comportamento se torne um Hábito Produtivo em sua Vida!


E mais uma vez eu digo! Na teoria tudo isso é muito fácil, mas na prática a mudança de um simples hábito é extremamente difícil, pois irá mexer com o seu psicológico, estado físico e ir contra suas crenças. Faça um teste de pelo menos uma semana, independente de seu dia e noite anterior, na manhã ao se levantar, respire fundo, sorria e com alegria traga ao seu pensamento a gratidão de acordar e estar pronto para mais um dia indiferentemente do que irá lhe acontecer.


Muita gente entre o terceiro e quarto dia já para, mas caso você chegar até o sétimo dia, então não precisa parar mais!


"Primeiro Fazemos Nossos Hábitos, e então nossos hábitos nos Fazem"
58 visualizações0 comentário

Contato

© 2020 Criado por Optar.Corp

Optar.Corp