top of page
  • Foto do escritorOdirlei Turci

Mudança de Hábitos

Há dois grandes inimigos na aquisição de um hábito: a preguiça e a postergação. A preguiça é o desejo de ceder diante de um prazer imediato. Assim experimenta quem não acorda com o despertador tocando e prefere dormir por mais tempo. A arte da postergação mostra a capacidade de uma pessoa em deixar tudo para amanhã.


Para desenvolver um hábito novo é essencial ter um objetivo claro, como também ter disciplina e motivação intrínseca para cumprir um determinado programa de ação. O hábito nos dá segurança porque seria um caos absoluto viver em ritmo de novidades constantes.


Devemos entender o hábito e como fazer para mudá-lo, nossos hábitos tem uma dimensão chamada de Dimensão do Comportamento que é aquele comportamento automático, padrão que você repete sem gastar energia. Este comportamento, sempre gera uma recompensa, na verdade todo comportamento de hábito tem uma recompensa o problema é que na maioria das vezes essas recompensas são ruins.


O mais importante aqui para conseguirmos criar mudanças de hábito é entender que antes desses comportamentos repetitivos, acionamos um gatilho que nos leva ao comportamento.


Por exemplo - O hábito de comer: o gatilho é a fome, enquanto a recompensa é a sensação de estar saciado. Se caso você comer uma alimentação saudável, sua recompensa será boa, caso não, essa recompensa poderá lhe trazer uma saúde muito ruim.


Como então devemos agir para mudar nossos hábitos? Se deseja realmente mudar seus hábitos, foque no Gatilho!