O design da loja virtual é tão importante quanto os produtos vendidos

A primeira associação que se faz ao design é a parte visual: imagens, gráficos, cores. Porém, ele é muito mais do que isso.


Sistemas bem projetados, boa identidade visual e produtos de qualidade formam a tríade de sucesso de um e-commerce. Um layout deve transmitir profissionalismo.


O design de um site, e principalmente de um site de e-commerce, deve considerar, de forma geral, a facilidade com que o usuário realiza as ações desejadas em cada página do portal e deve propiciar ao usuário a concretização da compra de forma fácil e rápida ao percorrer as etapas necessárias com o mínimo possível de distrações. Nesse sentido, o design desempenha importante papel – tanto estratégico quanto tático – no processo global de desenvolvimento do portal de uma empresa. Na esfera estratégica, é crucial conhecer o público-alvo, a concorrência (direta e indireta) e as características do produto/serviço oferecido que facilitam ou que se tornam barreiras para a venda online.

É esse conhecimento que irá determinar o posicionamento da empresa na web e que, no design, será traduzido como elementos do ambiente digital. São valores estratégicos para o design do site:

  • A identidade (esforços para a construção da marca);

  • A relevância (capacidade de o site satisfazer o público pretendido);

  • A competitividade (características que mantém a empresa a frente da concorrência).

Por sua vez, os valores táticos são imediatamente visíveis nos portais, como os elementos visuais, o conteúdo, recursos tecnológicos utilizados na produção e a utilidade que a ferramenta tem para o internauta (se pode comprar, vender, preencher formulários etc.).


O logotipo

O logotipo é o símbolo ou representação visual da marca da empresa. Pode ser tanto um símbolo quanto uma tipografia diferenciada para criar uma identidade própria.


O logotipo e as cores utilizadas no site são elementos da identidade visual que permitem o visitante tanto reconhecer a empresa como saber que está em seu site, não importando a página em que ele se encontra no momento. 


Juntamente com o slogan frase de efeito que representa a instituição, o logotipo e as cores vão compor o imaginário do público-alvo para construir as associações de valores à empresa e posicioná-la na mente do consumidor e perante seus concorrentes.


Logicamente, esses valores serão confirmados ou refutados pela utilização do site. Uma empresa que tivesse o slogan, logotipo e cores associadas ao conceito de rapidez ou agilidade teria esses valores explicitamente negados caso seu site fosse lento para carregar. Um logotipo bem-sucedido é um ícone, assegurando que a marca se destaque no mercado. No entanto, ao criar o projeto gráfico, é importante olhar para outros símbolos que já foram criados. Ao examinar a obra de outros, um designer pode encontrar um ponto de partida para a própria inspiração e também buscar se diferenciar da concorrência.

Chevalier e Mazzalovo (2007) destacam que “um bom ‘logo’ deve ter o poder de expressar e sintetizar as características da marca, constituir força simbólica e ser facilmente retido, por causa de sua simplicidade formal.”

Contato

© 2020 Criado por Optar.Corp

Optar.Corp