O que é Gestão de Pessoas



A gestão de pessoas é um conjunto de práticas e metodologias aplicadas com o objetivo de administrar o comportamento dos colaboradores. Para isso são aplicadas técnicas que permitem o desenvolvimento do capital humano da sua empresa.


Uma gestão de pessoas eficiente garante que sua organização tenha condições de oferecer aos seus clientes um atendimento mais personalizado e eficiente. Isso porque os colaboradores permanecem mais engajados e comprometidos com o negócio.


A adoção de boas práticas de gestão de pessoas garante a satisfação dos seus colaboradores e a otimização da produtividade — o que, consequentemente, resulta no crescimento saudável da empresa.


Como surgiu a gestão de pessoas?

Os primeiros departamentos pessoais começaram a surgir a partir do século XIX. Suas principais responsabilidades eram mensurar os custos das empresa e pouco se falava sobre produtividade.


Os funcionários eram vistos apenas como um ativo contábil da empresa. 

Com a criação da CLT, entre as décadas de 30 e 50, surgiu a preocupação das empresas seguirem as leis trabalhistas e designar um responsável para acompanhar os trabalhadores dentro destas regras. Futuramente conhecido como gerente de RH.


A longo dos anos o RH foi evoluindo, mas foi a partir da década de 70 que o Departamento Pessoal passou a focar nas pessoas. E o que antes era apenas operacional e burocrático, passou a ser humanizado.


Foram criados os primeiros planejamentos estratégicos para reter talentos e manter funcionários motivados.

5 visualizações0 comentário

Contato

© 2020 Criado por Optar.Corp

Optar.Corp