
Odirlei Turci
O trabalhador tem Direitos, mas também tem Deveres!
Atualizado: 15 de jan.
Hoje em dia as coisas andam meio perturbadas em todos os âmbitos - Inclusive na cabeça de muitos colaboradores que acham que dentro de uma empresa eles só possuem direitos e nem se quer se lembram ou se dão conta que existem também os DEVERES para cumprir!

Bom para começar vamos citar aqui o que são DIREITOS DO TRABALHADOR - Perante a Lei os colaboradores recebem estes direitos quando são contratados, acabam recebendo estes benefícios obrigatoriamente. Vejamos alguns desses direitos:
* Carteira de trabalho assinada desde o primeiro dia de serviço;
* Exames médicos de admissão e demissão;
* Repouso semanal remunerado;
* Salário pago até o quinto dia útil do mês;
* Primeira parcela do décimo terceiro salário paga até 30/11. Segunda parcela até 20/12;
* Vale-transporte com desconto máximo de 6% do salário;
* Horas-extras pagas com acréscimo de 50% do valor da hora normal.
Já os Deveres do Trabalhador são as obrigações em que o colaborador tem que cumprir na empresa. Realizar suas atividades com zelo e dedicação faz parte dos deveres de um trabalhador. Ou seja:
* Acatar e cumprir as ordens do serviço;
* Não faltar no trabalho sem justificativa;
* Ser assíduo e pontual;
* Realizar os exames médicos periódicos;
* Usar medidas de proteção, evitando danos e acidentes;
* Respeitar os Chefes, Colegas e Clientes;
* Não falar palavrões e gritar no ambiente de trabalho;
* Ser fiel aos segredos da empresa;
* Manter sempre limpos os ambientes em que utilizar, entre outras.
O colaborador que se esquece de suas obrigações na empresa pode acabar recebendo de brinde uma demissão por justa causa, por isso deve ficar atento para não pisar na bola e prejudicar além da empresa a si mesmo. Mas calma - Hoje temos uma legislação que protege o empregado, pois essa legislação entende que em uma relação de contrato de trabalho o colaborador é a parte Hipossuficiente, ou seja, o trabalhador é a parte mais frágil no contrato de trabalho onde a Lei deve proteger para gerar uma igualdade.
LEIA TAMBÉM:
BATI O PONTO - AGORA VOU ENROLAR
Porém, o que as pessoas precisam entender é que o contrato de trabalho é um contrato bi-lateral, onde ele traz DIREITOS e OBRIGAÇÕES para ambos os lados. Esta característica do contrato que é necessário entender para saber identificar o que é uma justa Causa e o que pode levar a isso.

O trabalhador tem obrigações muito claras no contrato de trabalho, deixando de cumprir essas obrigações pode ocorrer o desligamento do colaborador e em alguns casos pode até mesmo ser por justa causa. Entenda que a demissão por justa causa é a penalidade máxima a qual uma empresa pode aplicar à um trabalhador.
Deixando bem claro aqui para que você possa ter ciência de que as hipóteses que levam à Justa Causa devem ser delimitadas pela Lei - As empresas não podem inventar, criar situações para aplicar uma justa causa.