Quando alguém falar com você - Escute de Verdade!

Atinge-se a Sabedoria quando se aprende a Segurar a Língua!


Ouvir não significar simplesmente escutar os sons da voz ou acompanhar distraidamente o raciocínio do locutor! Significa antes de tudo ter paciência, tolerância, pensamento sem julgamento e deixar de querer vomitar os seus achismos. E assim, você irá aceitar a pessoas como ela é.


Ouvir não é um processo fácil, embora pareça tão simples. Na verdade as pessoas não se escutam mais e neste cenário muitos interessados buscam informações para conseguir ouvir de verdade o que o outro está falando.


Isso deveria ser ensinado na escola, assim como administração, economia e direito. Deveriam ser matérias primordiais desde o início de nossos aprendizados.


A diversidade e as diferenças, se tornam produtivas na medida em que conseguimos escutar de verdade o que querem nos passar. Escutar compreende também em dizer, pois se escutar realmente o que o locutor está querendo lhe passar, você terá a condição de raciocinar melhor e então dar a resposta mais apropriada para o momento.


Toda a questão da escuta transformativa é como escapar de certas armadilhas óbvias que a nossa falta de interesse em ouvir nos impõe. Algumas pessoas me dizem que parece que muitas das vezes tenho a resposta certa para o momento na ponta da língua.


Isso se dá ao caso de eu estar realmente prestando atenção no que a pessoa está dizendo e a cada pausa que a pessoa dá, meu raciocínio molda as partes da resposta. Isso se dá também a leitura.


Prestar atenção no que se lê para poder interpretar corretamente o raciocínio e não fugir da conversa, pois hoje em dia, muito bate papo é escrito Graças aos Aplicativos da atualidade.


O que não podemos fazer é escutar o outro a partir de nossas próprias posições, com os nossos valores, com nossos modos de falas e interesses.


Ouvi mas não escutei - O que aconteceu? - Me coloquei em escutar meu pensamento e quis falar o que acho tentando parecer ser verdade, sendo que muitas das vezes nem se quer consegui entender o que me foi dito!


Sair de si é o primeiro movimento contra o narciso, e assim, aprendemos a dar espaço para o outro poder no transmitir o que realmente ele deseja.


"Se as pessoas pudessem ouvir mais e falar menos, certamente haveria mais comunicação e menos confusão"
16 visualizações0 comentário

Contato

© 2020 Criado por Optar.Corp

Optar.Corp